segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DICAS DE CRIAÇÃO Á MÃO,TEXTO RETIRADO DA INTERNET

Tudo o que precisa de saber para criar uma ave (psitacídeo) à mão

Higiene e Saúde

Lave sempre as mãos antes de entrar em contato com a ave e evite o contato muito próximo à boca, principalmente se estiver com gripe ou tosse.
Mantenha as seringas sempre limpas. A higiene após cada refeição também é importante. Não se deve deixar o acumulo e resíduos de comida sobre o bico ou corpo da ave, isso evita a formação e o ataque de fungos e bactérias prejudiciais à saúde da ave.
Forre o fundo com uma camada de serragem de madeira, isto vai ajudar distribuir o calor e absorver a umidade causada pelas fezes.
A lâmpada não convém incidir diretamente sobre as aves, construa uma pequena caixa para desviar a luz, pode causar a sua desidratação.

Aparar as asas
Tomando em consideração o potencial de prejuízos que uma ave pode causar tanto a ele como à sua casa, você pode decidir, tal como muito criadores de aves, aparar as asas do seu papagaio, Desta forma, o animal continuará a poder voar, mas não terá tanta força. Se essa operação for corretamente executada a ave não sentirá qualquer tipo de dor, nem terá efeitos a longo prazo; na próxima mudança das penas (que ocorre anualmente), as penas cortadas cairão e serão substituídas por penas novas, permitindo a ave de voltar a voar normalmente.
Algumas pessoas são contra o corte das asas, eu já tive a oportunidade de testar as duas maneiras. Na minha opinião, ao não cortar as asas, podemos ter o azar de um dia a ave fugir e nunca mais voltar, ou de colidir com um vidro/espelho quebrando o pescoço e morrer. Por experiência própria já me fugiram 2 dos meus agapornis criados... e tinha todo o cuidado do mundo!
Julgo que a melhor opção para ensinar alguns truques e podermos ter algum controlo e prazer, é aparar as asas, sendo este assunto muito controverso e de discordâncias de varias opiniões. Esse método de condicionamento permite em primeiro lugar maior segurança.
Um outro motivo é controlar na ave o instinto de voar, que é tão grande que supera muitas vezes o momento de alguns ensinamentos. Uma vez que a ave aprendeu a voar, dá-lhe muito mais prazer e interesse fazer isso do que atender a sua solicitação, de subir ao seu dedo ou ficar no ombro. Voar para a ave vai ser a lição principal!
Sendo assim, o aparar das asas logo no início dos ensinamentos abranda este instinto.Quero salientar que esta é apenas uma necessidade inicial, após ter conseguido os seus objetivos com a ave, nada impede que deixe as asas crescerem para que esta voe normalmente.
Até a próxima e um forte abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário