sábado, 2 de novembro de 2013

ALIMENTAÇÃO DE PSITACÍDEOS...

Olá!


Falarei um pouco de psitacídeos e da importância da alimentação deles principalmente na época reprodutiva.
Eu crio calopsitas entre tantos pássaros aqui em meu criadouro como falei anteriormente,vou falar basicamente deles,de Ring Neck's,Roselas Eximius e Agapornis,São aves barulhentas,coloridas e muito amigas quando criadas a mão,só faço uma ressalva quanto ao Ring Neck's que de todos,é o mais complicado para amansar...Acho que eles tem um extinto selvagem aguçado,por isso para ficarem realmente mansos,devem serem adotados na papinha bem pequenos,pois ficam bravos rapidamente senão forem pegos diariamente.

Alimentação básica deles,a mistura de sementes são como diria o feijão com arroz da gente no dia-a-dia e precisa ser reforçada com outros alimentos mais nutritivos para reproduzirem bem.Aprendi isso na prática,pois criadores ñ passam  manejo,mais por receio de encontrar concorrência do q por outro motivo qq,essa é minha opinião.Passei  um bom tempo sem saber pq q as calopsitas tiravam filhotes e depois não tiravam mais, e sempre morriam no ninho.Punha pão,milho verde,as sementes e nada,alguns salvavam e a maioria não.
Ouvia sempre que ração extrusada,farinhada seria a solução,comprei e nada,as calopsitas ñ comiam,embora viesse a orientação q era só misturar com a comida diária deles.Mais nada fazia q elas passassem a comer a ração extrusada e a farinhada.
Então me lembrei q com os silvestres anos atrás seguindo o manejo do Aloísio Tostes,tinha q colocar farinhada tbm e tinha o msm problema,eles ñ pegavam a ração extrusada e farinhada e consequentemente não reproduziam.
E meu deu um "CLICK"na época,eu cozinhei um ovo passei na peneira,misturei para eles com FARINHADA CC 2030 DA PREMIUM,pronto descobri o fogo em uma era glacial de minha criação,a partir dessa data os pássaros silvestres em geral começaram a reproduzir e lógico que transferir essa idéia de colocar ovo cozido na farinhada CC PARROT'S das calopsitas e psitacídeos em geral,e que aconteceu?
Foi uma verdadeira explosão de filhotes nos ninhos,nunca tinha visto nada igual,ninhos com 5 e até 6 filhotes com o msm casal.E claro usei para os outros psitacídeos,que igualmente reproduziram na msm intensidade.
Os filhotes ficaram bem tratados e sadios com farinhada e ovo cozido,embora o fabricante diga que não precisa colocar ovo cozido,eu recomendo.
Então fica assim:FARINHADA CC 2030 DA PREMIUM para silvestres e CC PARROT'S para psitacídeos e tudo com ovos bem cozidos,passado na peneira bem misturado e vira uma farofa saborosa que eles adoram.Tem a ração extrusada tbm.
Claro que podem usar a farinhada de sua preferência já que existe várias marcas no mercado.
Eu recomendo as duas marcas acima e muito carinho para essas maravilhosas aves de DEUS!


 Até a próxima e um forte abraço!




Nenhum comentário:

Postar um comentário